Fernando Botelho



Fernando Botelho
Organização: Botelho & Paula Consultoria Empresarial Ltda.
Tema: Escolaridade e empregabilidade de pessoas com deficiência através da democratização do acesso a capacitação e tecnologias altamente competitivas
Lugar de Atuação: Brasil, América Latina e vários países da África e do Oriente
Tema

Segundo dados do IBGE (censo de 2010), entre as deficiências declaradas, a mais comum é a visual, atingindo 3,5% da população. Isto significa que mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil têm alguma deficiência visual. Desse total, 528.624 pessoas são cegas e aproximadamente 6 milhões são deficientes visuais (possuem baixa visão ou visão subnormal). Para o mundo, a Organização Mundial da Saúde aponta cerca de 39 milhões de pessoas cegas e outros 246 milhões que sofrem limitações severas de visão. Em 2010 o F123 foi apresentado no Brasil (dois estados) e em seis países da América Latina. Esta oportunidade permitiu mostrá-lo para fundações, ONGs e ministérios do trabalho, da educação e da saúde na Argentina, Costa Rica, El Salvador, Equador, Peru e Uruguai. O F123 já está disponível em português, inglês e espanhol e está sendo testado por indivíduos em mais de 20 países.


Modelo de intervenção

O F123 tem como missão aumentar a escolaridade e empregabilidade de pessoas com deficiência através da democratização do acesso a capacitação e tecnologias altamente competitivas. Embora a exclusão de pessoas com deficiência visual seja resultado de diversos fatores, o alto custo de tecnologias assistivas, como leitores ou ampliadores de tela, é um dos principais desafios para eles. O F123 está disponível a preços que são aproximadamente um décimo do valor típico para este tipo de tecnologia e tem o potencial de ser mais barato ainda à medida que o volume de usuários cresce. Enquanto o valor oficial é R$ 350, o F123 já foi vendido a preços de até US$ 20, dependendo do volume e mídia de instalação.

Impacto social

A Medicor Foundation, baseada em Liechtenstein, apoiou o desenvolvimento da primeira versão do F123 e cursos de capacitação para 74 alunos em duas cidades brasileiras. Uma pesquisa informal mostrou que de 33 ex-alunos entrevistados, 55% estavam empregados, 6% estavam sendo capacitados por empresas para eventual contratação, 12% estavam aposentados ou não tinham visto para trabalhar no Brasil e apenas 27% estavam desempregados. Também graças ao apoio da Medicor, mais de 380 cópias do F123 foram distribuídas no Brasil e no exterior. Baseados no número de usuários com baixa visão do programa Gnome, os beneficiários da contribuição podem chegar a ser 504.000 em todo o mundo. É evidente que a estratégia F123 pode atingir a escala que pretende. Considerando apenas o público-alvo que tem deficiência visual e fala português, espanhol ou inglês, as versões já disponíveis podem ajudar mais de 41 milhões de pessoas em todo o mundo.

Dimensão econômico-financeira

A Botelho & Paula Consultoria Empresarial Ltda. tem uma diversificação muito boa de recursos e mostra um crescimento contínuo ao longo do tempo. Vale ressaltar que ela pode ser capaz de diversificar os seus recursos de receita do governo brasileiro, e outros países estão testando seus produtos. É importante continuar a aumentar o volume de vendas e reduzir os custos com estes aumentos de escala.

Potencial de crescimento

As ferramentas e processos que lhe permite expandir a escala de seu impacto social têm os seguintes elementos:
• desenvolvimento de um sistema de ajuda, incluído em cada cópia do F123, e um sistema de capacitação à distância, que garantirá a qualidade dos conteúdos disponíveis para instrutores e padronizará as avaliações dos alunos. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino, a competitividade de todo usuário do F123 e facilitar a administração diária das aulas. Este último objetivo é importante,já que mesmo ONGs bem-administradas muitas vezes têm dificuldade em manter, por exemplo, uma lista de presença de alunos exata e consistente;
• desenvolvimento de uma estrutura técnica para facilitar a interação de forma eficiente com centenas de voluntários espalhados por todo o mundo. A ideia é proporcionar apoio local a organizações que já oferecem capacitação a pessoas com deficiência, mas que ocasionalmente precisam de ajuda técnica, conteúdo de alta qualidade e apoio em relações públicas e contatos com o setor empresarial, por meio dos quais podem ser geradas oportunidades de emprego. A iniciativa F123 é uma estratégia de impacto social, por isso requer atenção a todos os elementos relacionados à educação e emprego de pessoas com deficiência;
• desenvolvimento de um método de venda automatizado via web que faça a contabilidade de vendas e comissões de microempreendedores com deficiência. É uma forma de dar oportunidade a membros da comunidade e garantir que qualquer ONG que não estiver cumprindo com sua missão possa ser facilmente substituída por empreendedores da própria comunidade.

Capacidade de aproveitamento do Visionaris

O Prêmio Visionaris seria extremamente valioso para implementar seu plano de impacto de grande escala porque ele permite o uso dos recursos sem restrições geográficas ou de atividades comerciais. No passado sempre houve restrições no foco de seus investimentos.

História pessoal

Eu sempre tive dificuldade em enxergar, mas com 16 anos perdi a maior parte da minha visão e fiquei oficialmente cego. Minha grande sorte foi ter pais que nunca me trataram como vítima, mas como alguém que tinha potencial. Por muitos anos tive duas obsessões: provar ao mundo do que era capaz e fazer algo de útil para a sociedade. Quando encontrei o conceito do F123, descobri que, aceitando trabalhar em algo relacionado à cegueira, eu poderia ter um impacto extraordinariamente maior do que eu teria em qualquer outro setor. A partir de 2006, pesquisei os fatores que encareciam tanto a tecnologia para cegos e deficientes visuais parciais. Enquanto o custo de um computador de boa marca caíra em 10 anos mais de 80%, o preço do software leitor de tela mais conhecido na época subira mais de 20%. A decisão então foi fácil. O F123 seria uma iniciativa focada em software. A competição entre fabricantes de computadores já estava causando uma redução dramática no preço de hardware, faltava trazer a mesma dinâmica para o mundo do software. O primeiro protótipo do F123 dependeu de muitas horas de experimentação antes de funcionar. Foi um processo árduo, especialmente porque não sou tecnicamente um desenvolvedor de software. Um grande desafio para mim era encontrar meu nicho de atuação e ganhar suficiente experiência de vida para ter a coragem que é necessária para trilhar meu próprio caminho. Nesse sentido tenho muito a agradecer a todos os que me ensinaram tanto. Talvez tenha que agradecer especialmente àqueles que me geraram dificuldades porque, igualmente aos que me inspiraram, a minha reação a eles me ensinou muito sobre quem eu era. Foi quando eu consegui enxergar meus defeitos e talentos com clareza que enxerguei também meu caminho no mundo. É nesse caminho que hoje trabalho.


Endereço

Avenida 7 de Setembro, 5388 – conjunto 1303
80240-000 – Curitiba, Paraná
Tel.: +55-41-3524 1334
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: http://f123.org/