Gisela Maria Bernardes Solymos



Gisela Maria Bernardes Solymos
Organização: Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN
Tema: Assistência em saúde, educação nutricional e qualificação de recursos humanos para o atendimento de crianças e adolescentes com desnutrição e o acompanhamento de suas famílias.
Lugar de Atuação: São Paulo – SP
Problema que aborda

A desnutrição é um dos aspectos da pobreza extrema. No Brasil, o problema está, principalmente, nas favelas. Na cidade de São Paulo, cerca de 1,7 milhão de pessoas ainda vivem nestes locais. São famílias com baixíssima escolaridade; subemprego ou desemprego; condições de habitação insalubres que expõem as crianças a infecções recorrentes; falta de informação; e famílias isoladas, que frequentemente têm membros drogados ou alcoólatras, com violência familiar e até mesmo casos de abuso sexual. No caso da obesidade, o problema é a substituição das relações afetivas inadequadas ou insuficientes por alimento. O fato é que ambos os problemas denotam uma crise familiar. Com base nisso, o Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN – atua na deficiência nutricional de modo integrado, tentando solucionar todos os aspectos. Isso significa: inclusão de programas de capacitação profissional; educação nutricional; prevenção e combate à desnutrição em creches; cursos para as equipes do Programa de Saúde da Família; parceria com universidades (USP e UNIFESP, dentre outras) e assessoria técnica a programas nacionais e internacionais nas áreas de saúde e nutrição.


Modelo de intervenção

O CREN nasceu como um projeto de extensão da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) para atender crianças com subnutrição primária em hospitaldia, ambulatório e na comunidade. No projeto, as crianças de 0 a 6 anos subnutridas moderadas e graves são tratadas em regime de hospital-dia. Elas recebem cinco refeições balanceadas e acompanhamento médico, nutricional, psicossocial, pedagógico e de atividade física. Já o ambulatório atende crianças e adolescentes com subnutrição ou obesidade. São realizadas consultas e atividades educativas com médico, nutricionista, psicólogo e educador físico. Além do atendimento especializado nas dependências do CREN, são realizados trabalhos educativos com as famílias por meio de visitas domiciliares, oficinas práticas de educação nutricional e de reuniões de grupo sobre os mais variados temas.

Impacto Social

A maioria dos estudos científicos destaca a dificuldade de se recuperar a estatura de crianças desnutridas. O CREN vai contra essa tendência porque desenvolveu uma metodologia de médio prazo para atendimento às famílias, permitindo uma mudança definitiva nas condições físicas da criança. O resultado é uma recuperação nutricional e de estatura. A melhor forma de descrever esse impacto é relacionar um caso como o de Fernanda, de 16 anos, que esteve no hospital-dia. O tratamento fez com que ela voltasse a estudar e ainda a incentivou a fazer trabalho voluntário. Vale destacar que a vantagem do método adotado é uma recuperação nutricional sustentável, ou seja, sem recaídas. Até hoje, a atuação do CREN já beneficiou mais de 55 mil pessoas – desnutridas ou por obesidade. Sua metodologia tem sido usada em projetos no Peru, Honduras, México, Moçambique, Haiti.

Dimensão Econômico-financeira

O CREN possui uma auditoria contábil, da qual participa o Comitê Científico. Ele avalia as ações desenvolvidas e os resultados. Mensalmente, há prestação de contas financeiras e de produtividade a todos os patrocinadores do projeto. Anualmente, o CREN elabora relatórios com os resultados quantitativos e qualitativos, demonstrando recuperação nutricional e clínica das pessoas atendidas, avanços sociais e psicológicos dos pacientes e suas famílias, bem como evolução cognitiva das crianças atendidas em semi-internat

Potencial de crescimento

O CREN possui um Conselho Consultivo que ajuda no desenvolvimento de novas estratégias de atuação, bem como contribui para o fortalecimento institucional da organização. Há ainda um consultor de empresas, especialista em estratégia e administração, para prestar orientações sobre recursos humanos, financeiros, parcerias, contratos. Recentemente, o CREN passou a contar com o apoio de um escritório de advocacia especializado em parcerias governamentais.

História pessoal

Gisela viu um morador de rua desnutrido pela primeira vez aos cinco anos de idade e, desde então, começou a pensar em como poderia resolver esse problema. Recém-formada, e lutando para começar a carreira como psicóloga clínica trabalhando com crianças com problemas de aprendizagem, iniciou um trabalho de meio período como pesquisadora de campo na UNIFESP, então Escola Paulista de Medicina. A partir daí, buscou várias formas de financiamento para colocar o seu projeto em andamento.


Endereço

Rua das Azaleas, 244 04049-010 – São Paulo, SP
Tel.: +55-11-5504 3001
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: www.cren.org.br