Sylvia Albernaz Machado do Carmo Guimarães



Sylvia Albernaz Machado do Carmo Guimarães
Organização: Associação Vaga Lume
Tema:Projetos de educação, cultura e meio ambiente a partir do trabalho voluntário
Lugar de Atuação: Paulo e Amazônia Legal brasileira
Problema que aborda

A Amazônia Legal brasileira tem aproximadamente 20 milhões de habitantes (12% da população brasileira), dos quais 42% sobrevivem com menos de meio salário mínimo brasileiro. Isso faz da região uma das zonas de maior pobreza no Brasil, com um PIB per capita 30% inferior ao valor nacional. Apesar de serem direitos sociais básicos protegidos pela Constituição Federal brasileira e em tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil, o acesso à educação e à cultura na região ainda é bastante limitado. Atenta a esse quadro de desrespeito, a Vaga Lume definiu como foco de sua atuação a promoção da educação e da cultura na região. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades rurais da região da Amazônia Legal brasileira.


Modelo de intervenção

A metodologia do Programa Expedição da Associação Vaga Lume tem por base quatro ações complementares: a doação de estrutura para bibliotecas; a formação de voluntários das comunidades rurais como mediadores de leitura capacitados para promover o livro, a leitura e a cultura local; a formação de multiplicadores, que por sua atuação exemplar como mediadores foram formados pela Vaga Lume como sua equipe local; e o incentivo à gestão comunitária.

Impacto Social

A Vaga Lume atua em 163 comunidades rurais de 23 municípios da Amazônia Legal brasileira. Estima-se que em 2013 aproximadamente 26.000 crianças e jovens, sem contar adultos e idosos, beneficiem-se direta ou indiretamente das ações da organização. Para este público, foram doados cerca de 96.000 livros novos de literatura e formados 3.058 mediadores de leitura e 383 multiplicadores da metodologia de trabalho da Vaga Lume. Os resultados qualitativos do projeto mostram que crianças e jovens que crescem em um ambiente leitor têm o seu repertório educacional e cultural ampliado. De acordo com a avaliação externa do IDECA em 2010, que levou em conta quatro dos 23 municípios onde a Vaga Lume atua: 51,7% dos professores concordam totalmente e 42,9% concordam em parte que a biblioteca mudou o comportamento leitor e escritor dos alunos; e todos eles concordam totalmente que a biblioteca contribuiu para aproximar a escola da comunidade.

Dimensão Econômico-financeira

A Vaga Lume tem focado seus esforços na sistematização tanto de suas metodologias quanto de seus processos de gestão. Também possui uma política de prestação de contas transparente em relação à forma como os recursos são utilizados e sobre as atividades realizadas. Vale destacar que cada parceiro recebe ainda uma prestação de contas e de atividades realizadas, bem como de contrapartidas contratuais, personalizada.

Potencial de crescimento

Desde março de 2012, a Associação Vaga Lume conta com uma Assembleia Geral e três conselhos, cujos membros não são remunerados. São eles: o Conselho Fiscal, o Conselho Literário e o Conselho Consultivo, que é a parte da organização que atua no nível estratégico e vem atuando no sentido de orientar a gestão e a captação de recursos, visando dar maior sustentabilidade para a Vaga Lume no médio e longo prazo.

História pessoal

A curiosidade e a perplexidade de Sylvia com os abismos sociais, somadas a uma paixão antiga por História e Estudos Sociais, a levaram à faculdade de História da Universidade de São Paulo. Apesar da paixão pelas aulas e pelos livros, seu senso de urgência a chamava para a prática. Aos 19 anos, Sylvia começou a trabalhar voluntariamente em um projeto que nascia no bairro do Grajaú, zona Sul de São Paulo, chamado de Projeto Anchieta. Em pouco tempo, ela conseguiu estruturar um programa de oficinas culturais no contraturno escolar para crianças e adolescentes. Sylvia era professora de teatro e de uma disciplina intitulada “Ética e Cidadania”. E foi após três anos da conclusão da universidade, em 2001, que ela deu início à Vaga Lume.


Endereço

Rua Aspicuelta, 678 - 05433-011 – São Paulo, SP
Tel.: +55-11-3032 6032
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: www.vagalume.org.br