Roberto Kikawa



Roberto Kikawa
Organização: Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde)
Tema: Atendimento médico preventivo especializado para a população carente
Lugar de Atuação: São Paulo
Problema que aborda

O projeto CIES (Centro Integrado de Educação e Saúde) leva atendimento médico-preventivo, humanizado e especializado com alta qualidade e tecnologia a qualquer comunidade, especialmente às de alta vulnerabilidade social e de difícil acesso (cerca de 70 milhões de brasileiros), por meio de centros médicos móveis avançados com equipe médica e paramédica treinada.


Modelo de intervenção

A implantação do projeto consistiu, principalmente, na criação, desenvolvimento e construção do maior centro médico avançado sob-rodas do mundo, conhecido como Carreta da Saúde. Para garantir a sustentabilidade do projeto, foi estabelecida uma gestão compartilhada de participação efetiva de todos os setores da sociedade pública e privada, inclusive da comunidade beneficiada. O simples fato de levar estrutura móvel avançada e equipe médica especializada a estas comunidade também trouxe benefícios relacionados à acessibilidade e customização (tanto pela otimização de recursos de investimento como também da própria comunidade em transporte). Com isso, além de oferecer saúde de qualidade, o projeto favorece a capacitação de profissionais nas comunidades onde atuam, garantido a autossustentabilidade local para continuidade e perpetuação do processo.

Impacto Social

Além do tratamento oferecido aos 100 mil pacientes, para os quais foram destinados cerca de 350 mil consultas, exames, procedimentos e retornos, o projeto ainda proporciona orientação e prevenção de doenças por meio da capacitação, treinamento e contratação de agentes atuantes nas próprias comunidades.

Dimensão econômico-financeira

A organização passou por um grande crescimento nos últimos anos e prevê que esse desempenho continue no futuro. A estimativa é de que a receita passe de US$ 2 milhões em 2012 para US$ 34,840 milhões em 2017. Esse salto significativo será possível graças à estratégia de replicação do projeto com franquias sociais e a expansão de seus contratos governamentais, por conta dos resultados obtidos até então. Atualmente, o projeto possui um responsável pela área administrativa-financeira, além de uma auditoria externa para verificação constante das contas da instituição.

Potencial de crescimento

A padronização do modelo impulsionou o Projeto CIES para um crescimento rápido. Nos últimos dois anos houve um aumento da demanda de solicitação de implantação do projeto em outros estados do Brasil (Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, Pará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro) e América Latina (Peru, Colômbia, Paraguai, Venezuela e Haiti). Entretanto, após estudo de viabilidade, optou-se por dar prioridade a cidades estratégicas, como São Francisco do Sul (SC), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Campo Grande (MS), além de aplicação de um modelo de "franquia social", que permitirá a expansão do projeto com tratamento individualizado e humanitário, sua característica essencial.

História pessoal

Roberto vivenciou o tratamento humanizado que seu pai, vítima de câncer da laringe, recebeu de um casal de médicos missionários japoneses. Estes médicos trouxeram grande alívio à dor física, psicológica e espiritual de seu pai. Ele pediu que Roberto também fosse um médico atencioso com seus pacientes. No início, Roberto pensou em se tornar missionário na África. Mas, depois de atuar durante algum tempo nas comunidades carentes na periferia de São Paulo, descobriu que existiam no Brasil situações iguais às do continente africano. E assim, motivado pelo pedido do pai e o desejo de ajudar as populações mais carentes, sem acesso a um atendimento médico, Roberto Kikawa criou a Carreta da Saúde, assumindo também o papel de empreendedor social.


Endereço

Rua Dr. Neto de Araújo, 320 cj 1107 -Vila Mariana
São Paulo - SP
Telefone: 11 5571 8017
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: http://projetocies.com.br