David Daniel Hertz



David Daniel Hertz
Organização: Gastromotiva
Tema: Promoção do Movimento Gastronomia Social no Brasil e no mundo para gerar inclusão social por meio da comida
Lugar de Atuação: São Paulo - SP
Problema que aborda

A Gastromotiva tem como objetivo melhorar a capacitação de jovens no setor de gastronomia e, com isso, ajudá-los a conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. O público-alvo é formado por jovens de 18 a 35 anos – parcela na qual 20% das pessoas estão desempregadas (IBGE, 2012).


Modelo de intervenção

Desde 2006, o Curso Profissionalizante de Cozinha da Gastromotiva já recebeu mais de 10.000 fichas de inscrição - só em 2014 foram mais de 3.500. Deste total, foram preparados 361 alunos. Para disseminar o conhecimento para os jovens que não foram atendidos, a estrutura curricular passou a oferecer, há quatro anos, o Trabalho de Ação nas Comunidades (TAC). Trata-se de uma iniciativa na qual os alunos devem desenvolver um projeto para replicar o que aprenderam em suas comunidades, levando conhecimento e informação prática através da gastronomia sustentável e social.

Impacto Social

A Gastromotiva gera impacto social de duas maneiras: diretamente, com o Curso Profissionalizante de Cozinha e, indiretamente, com o Trabalho de Ação nas Comunidades (TAC). Neste trabalho, os alunos são estimulados a replicar o que foi aprendido no curso em suas comunidades, tornando-se multiplicadores da Gastromotiva. Desde sua fundação, em 2006, cerca de 1.200 alunos passaram pelo Curso Profissionalizante de Cozinha e, até o final de 2015 serão mais 500 alunos qualificados. Atualmente, o curso possui 23 turmas com um nível de 80% de empregabilidade. Desde 2011, mais de 45.000 pessoas foram impactadas pelo Trabalho de Ação nas Comunidades.

Dimensão econômico-financeira

Os recursos da Gastromotiva são arrecadados junto a empresas, doadores particulares, indivíduos, fundações nacionais e internacionais, e por alguns cursos particulares.

Potencial crescimento

A equipe de projetos e a diretoria da Gastromotiva analisam constantemente dados relevantes em todas as fases do Curso Profissionalizante em Cozinha - seleção, aulas e empregabilidade. Foi verificado que grande parte dos inscritos no curso teriam condições de pagar, o que permitiu o planejamento de implementação de cursos pagos que atendam a demanda de educação e de mão de obra mas também gerem recursos para a Gastromotiva. Além disso, desde 2014, dois grandes projetos estão sendo estruturados para atender novos desafios sociais e otimizar os recursos da Gastromotiva.

História pessoal

Durante sua juventude, David viajou pelo mundo e descobriu que sua vocação é trabalhar com comida. Estudar gastronomia e passar por todos os estágios profissionais em um restaurante fizeram com que ele compreendesse a dimensão do mundo gastronômico. Ao conhecer os líderes do Movimento Slow Food, percebeu que havia um importante caminho sustentável dentro da nossa sociedade. "Encontrei no conceito de empreendimentos sociais a forma perfeita de tocar um negócio com uma causa." O primeiro projeto social que criou e liderou foi o Cozinheiro Cidadão, no qual conheceu Urideia Andrade. "Criei a Gastromotiva para servir jovens que têm a garra e determinação que ela tem." Hoje Urideia é chefe de cozinha, empresária e professora de gastronomia.


Endereço

Rua Aurélia 1785-A
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2924-0330 / 2924-0301
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: www.gastromotiva.org