Mariza Maria de Jesus Vieira Soares



Mariza Maria de Jesus Vieira Soares
Organização: Instituto Empreender
Tema: Atua no Brasil com ações de qualificação socioprofissional e inserção produtiva de jovens, comprometendo-se com questões ligadas à cultura, sustentabilidade e inclusão.
Lugar de Atuação: Samambaia - DF
Problema que aborda

Somente 52% de jovens entre 16 e 29 anos trabalham ou estudam e 48% estão desocupados - ou seja, nem estudam, nem trabalham. Isso representa um desperdício de força de trabalho. O desemprego é ainda um dos grandes problemas sociais encontrados no Brasil. Os estudiosos e profissionais da área apontam como principais fatores para o alto índice de desemprego a ausência de qualificação adequada para atender às demandas do mercado, a ausência de informação e preparação para buscar uma vaga ou para iniciar um empreendimento, a má qualificação e, por último, a incapacidade do mercado formal em absorver a oferta crescente de mão de obra.


Modelo de intervenção

Utilizando a metodologia Enter Jovem Plus, desenvolvida pelo Instituto Empreender e que foi reconhecida pelo Ministério da Educação como uma Tecnologia Educacional, o Empreender coloca em prática projetos de qualificação socioprofissional para jovens em escolas públicas do Rio de Janeiro e de Pernambuco. A formação é composta por 200 horas-aula no contraturno escolar, abordando temas como empregabilidade, cidadania, direitos humanos, empreendedorismo, educação ambiental, cultura e economia criativa. Os jovens alunos são expostos a atividades teóricas e práticas, por meio de oficinas de cultura com visitação a espaços culturais, oficinas de educação financeira, visitas a empresas para conhecer as carreiras existentes e trocar experiência com profissionais dos diversos setores da economia.

Impacto Social

O impacto social das ações do Empreender pode ser observado pelo número de escolas atendidas ao longo dos últimos 8 anos, data em que a atuação nas escolas teve início. Já são mais de 200 escolas, nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. Desde 2013, a metodologia tem sido utilizada pelos professores de Pernambuco para a disciplina Empreendedorismo, beneficiando cerca de 40 mil alunos por ano.

Dimensão econômico-financeira

Para alavancar a ação de empregabilidade, o Instituto conta com uma equipe de captadores de vagas; está com a Agência de Emprego Jovem (www.agenciadeempregojovem. org) no ar; tem parceria de sites de vagas e empresas contratantes, o que proporciona uma maior receita para a organização.

Potencial crescimento

O Empreender está atento aos anseios da Geração Y, uma geração que está em busca de aprender, ter flexibilidade, encontrar propósito no que faz e que preza os desafios e a colaboração. Para dialogar com essa geração, o Empreender tem investido em tecnologia e vem desenvolvendo uma plataforma de intermediação de oportunidades.

História pessoal

Mariza é formada, pós graduada na FGV com bolsa integral; e mestrado na UFPE. Depois de trabalhar por 10 anos no IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), assumiu uma Diretoria na Presidência da República, no Programa Comunidade Solidária; conheceu projetos sociais e entendeu que seria a maneira de realizar o seu sonho. Deixou o cargo de diretora para empreender na área social e criou o Enter Jovem em 2003, com oportunidades de inserção social para mais de 20 mil jovens. Em 2012 assumiu a Presidência do Instituto e, em menos de três anos, conseguiu avançar em várias áreas. "Temos todas as contas auditadas; planejamento estratégico; mapa de competências; plano de ação por área; e um pequeno fundo de reserva. Além disso, realizo meu sonho a cada dia ao ver e ouvir os depoimentos dos jovens, contando suas histórias de superação e sucesso."


Endereço

ADE Conjunto 3, Lote 32/33
Samambaia - DF
Telefone: (61) 32261084
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: www.institutoempreender.org