Lilian do Prado



Lilian do Prado
Organização: Acreditar
Tema: Fortalecimento de negócios, por meio do microcrédito, educação financeira e orientação. O objetivo é ampliar os mecanismos para que mulheres, jovens e outros empreendedores permaneçam e gerem riqueza na região em que vivem.
Lugar de Atuação: Interior de Pernambuco
Problema que aborda

O projeto atua em uma região com histórico de forte influência da monocultura da cana-de-açúcar. São cidades predominantemente voltadas para atividades rurais e população média de 30 mil habitantes. Com poucas opções de trabalho e renda, a região sofre com o êxodo rural e migração. O resultado é que os homens partem para as capitais em busca de trabalho formal e as famílias passam a ser chefiadas por mulheres, que precisam conseguir também uma fonte de renda.


Modelo de Intervenção

Acreditar oferece um modelo de microcrédito produtivo, orientado para o combate à pobreza e apoio a iniciativas geradoras de renda, principalmente para mulheres e jovens. O apoio inclui ainda orientação financeira.

Impacto Social

O trabalho da Acreditar já contribuiu para mudança de vida de cerca de 9 mil pessoas. Deste total, 74% são mulheres. O acesso a uma renda própria fez com que elas contribuíssem para uma melhor qualidade de vida familiar, o que impactou positivamente na autoestima, liberdade e autonomia desse público. Os resultados também contribuíram para reduzir as desigualdades de gênero e social.

Dimensão econômico-financeira

A gestão financeira da Acreditar é composta por um coordenador e dois assistentes. Eles trabalham com um sistema, adquirido recentemente e utilizado por várias organizações de microcrédito do País, que integra de maneira online as áreas financeira e contábil, possibilitando a gestão dos resultados e indicadores em tempo real. Em breve, o projeto Acreditar contará ainda com um aplicativo, que será utilizado pelos agentes de microcrédito no atendimento, orientação e acompanhamento das operações.

Potencial de crescimento

O prêmio Visionaris vai proporcionar mais recursos para o projeto, principalmente para o fundo de negócio “As Marias”. Além disso, trata-se de um reconhecimento de um agente financeiro para uma iniciativa voltada para o empreendedorismo, o que deve dar mais visibilidade a Acreditar.

História pessoal

Lilian cresceu em uma área rural, onde faltava quase tudo. Ela contou apenas com a mãe durante sua infância e adolescência. Em uma situação de privação, violência e sem perspectiva em relação ao futuro, ela decidiu que buscaria outro tipo de vida para ela e para as pessoas da região. Na escola, Lilian conseguiu se destacar e foi selecionada para estudar no SERTA, uma ONG que formava jovens como Agentes de Desenvolvimento Local. Foi lá que ela descobriu que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa. Lilian e outros 120 jovens criaram, então, o Banco Ideal, a partir de 10 mil reais. Com isso, ela conseguiu ir para a faculdade e cursar Administração de Empresas.


Endereço

Rua José Cesar de Albuquerque, Nº 27 Apt. 101, Centro
Glória do Goitá – PE
Telefone: (081) 3658-1749
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: www.acreditar.org.br