Carolina Ramos Resende Videira



Carolina Ramos Resende Videira
Finalista
Associação Turma do Jiló
A Associação Turma do Jiló atende escolas públicas do município de Santana do Parnaíba, São Paulo com um programa próprio de educação inclusiva. As ações da Associação permitem a remoção de barreiras físicas e comportamentais que impedem a inclusão de todos os alunos, inclusive os com deficiência.
Local de atuação Brasil
Problema que aborda

A Lei Brasileira de Inclusão de 2015 garante que toda criança e jovem deve ter direito a uma educação inclusiva em classes regulares de ensino. Entretanto, o Inep aponta que apenas 1,48% da população deficiente está matriculada em escolas regulares.


Modelo de Intervenção

A Associação desenvolve os conceitos de diversidade e inclusão através da música, oferece às famílias assessoria jurídica e psicológica e adequa o espaço escolar para que este torne-se acessível.


Impacto Social

A Turma do Jiló desenvolveu uma metodología que é aplicada em cada escola por um ano letivo, envolvendo pais, alunos, professores e diretores na cocriação de escolas inclusivas para todos os alunos.
O primeiro passo na implementação da metodologia é a elaboração de um diagnóstico no qual os pais relatam as situações de exclusão vivenciadas por seus filhos no ambiente escolar. A partir disso, iniciam-se projetos de adequação do espaço físico da escola enquanto uma equipe multidisciplinar capacita professores para a realização de atividades pedagógicas sobre diversidade, tendo música como elemento central.
Todos os professores das escolas beneficiadas desenvolvem projetos sobre inclusão e diversidade em conjunto com os seus alunos. Os projetos são apresentados para toda a comunidade escolar em festival realizado no último dia do ano letivo. Após um ano letivo aplicando a metodologia, entende-se que as escolas conseguem perpetuar os aprendizados sobre diversidade e inclusão, e a equipe da associação pode auxiliar outras escolas acerca da temática.

fotos carolina

Resultados em 2017

resultados carolina



Dimensão econômico-financeira

A gestão financeira é feita pela própria equipe de administração e contador contratado. A gestão e fluxos financeiros são acompanhados e fiscalizados pelo conselho mês a mês.


Contato

logo carolina

Av. Santo Amaro, 1047, CJ 1107 – Vila Nova Conceição, SP – Brasil 04505-001
Telefone: (11) 3628-3101
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
www.turmadojilo.com.br