Howard Weinstein



Howard Weinstein
Finalista
Solar Ear
O Solar Ear desenvolve produtos e processos para combater e mitigar os efeitos da perda de audição em países em desenvolvimento, o processo envolve desde a detecção do problema à produção e distribuição de aparelhos auditivos recarregáveis por meio da energia solar.
Local de atuaçãoBotswana, Brasil e China
Problema que aborda

Há 650 milhões de pessoas (180 milhões de crianças) com perda auditiva no mundo, das quais dois terços vivem em países em desenvolvimento, mas apenas 12% dos aparelhos auditivos são vendidos nestes países. Com uma perda auditiva não tratada, a criança não aprende a falar, portanto, tendo seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional afetado


Modelo de Intervenção

As compras de insumos para produção dos aparelhos é centralizada pela matriz e os aparelhos são montados por trabalhadores surdos em franquias sociais a fim de integrá-los ao mercado de trabalho. O modelo de distribuição dos aparelhos varia de acordo com a realidade de cada país, podendo ser realizada pelo poder público, clínicas privadas ou microempreendedores.


Impacto Social

A Solar Ear surgiu com foco na produção e distribuição de aparelhos auditivos para crianças e adultos que não poderiam arcar com os custos de aquisição e manutenção dos aparelhos tradicionais. A organização tem ampliado seu escopo para atender outros aspectos da saúde auditiva, que incluem: detecção, pesquisa, educação, equipamentos e terapias. Esse modelo de intervenção holística do Solar Ear está operando em sua totalidade apenas no Brasil.
Os beneficiários da Solar Ear não tem gastos semanais com a compra de baterias como acontece com os usuários de aparelhos tradicionais. Os aparelhos auditivos da Solar Ear são vendidos em conjunto com carregadores solares resultando na diminuição da produção de lixo eletrônico e custos de manutenção (compra semanal de baterias de zinco).
A compra global de insumos para a produção dos aparelhos auditivos é centralizada pela matriz para redução dos custos. Já a montagem é realizada localmente por franquias sociais que capacitam e empregam profissionais surdos .

fotos howard

Resultados em 2002

resultados howard



Dimensão econômico-financeira

A Solar Ear possui um CFO que responde ao CEO e ambos respondem ao Conselho Administrativo da empresa, que é auditada anualmente por uma consultoria externa que reporta os resultados para o Conselho Administrativo e para o Departamento da Receita do Governo.


Contato

logo howard

Rua Lisboa, 445 – Cerqueira César, SP – Brasil 05413-001
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
www.solarear.com.br/