Bases e Condições

O UBS, empresa líder no setor de serviços financeiros globais, considera a responsabilidade social como parte integral de sua identidade e modelo de negócios, que estão direcionados à criação de um valor sustentável que contribua para o bem-estar tanto de seus clientes, funcionários e acionistas, como de sua comunidade.

Como demonstração de seu compromisso com a sociedade, o UBS decidiu criar o Visionaris - Prêmio UBS ao Empreendedor Social para apoiar o trabalho de empreendedores sociais de destaque. Com essa finalidade, o UBS se associou no ano de 2004 à Ashoka, organização internacional fundada em 1980 com o propósito de colaborar para a profissionalização dos empreendedores sociais ao redor do mundo. Atualmente, a Ashoka trabalha em 92 países dos cinco continentes e conta com uma rede internacional de mais de 3.500 empreendedores e empreendedoras sociais (Fellows).

Para o UBS e a Ashoka, um empreendedor social é uma pessoa extraordinária que possui visão, criatividade e determinação de um empreendedor de negócios, mas usa essas qualidades para projetar soluções sistêmicas no intuito de atacar problemas sociais complexos.

A partir de 2018, o Prêmio Visionaris seguirá um modelo de "Desafio", através do qual os participantes proponham ideias, projetos e iniciativas para resolver um problema específico (seja de natureza social ou relacionado à própria organização). Nesta edição serão premiados os candidatos não somente pelas realizações anteriores ou performances passadas. Através desta abordagem, o objetivo é promover ainda mais o desenvolvimento de idéias inovadoras de mudança social no México e no Brasil.

O tema do Visionaris 2018 é "Melhorando a Escalabilidade": alcançar o impacto social não significa apenas iniciar um modelo que funcione. Uma vez que uma empresa social tenha demonstrado o seu sucesso, a ampliação do modelo operacional bem-sucedido torna-se imperativa. Este ano, o objetivo é identificar empreendimentos sociais que geraram um impacto social comprovado de forma inovadora e que possam projetar um modelo viável, efetivo e sustentável para escalar seu modelo de intervenção. O prêmio econômico do Visionaris será usado pelo vencedor para implementar este modelo.

A escalabilidade pode ser alcançada através da criação de franquias ou licenças sociais, do estabelecimento de alianças colaborativas com outras organizações com vistas a ampliar o escopo das operações, da implementação de medidas para garantir um alto nível de institucionalização, da influência sobre políticas públicas e a identificação correta de recursos para sustentar projeções de crescimento, entre outros elementos.

Bases da Candidatura

1. Poderão aspirar a ser candidatos ao Visionaris – Prêmio UBS ao Empreendedor Social os empreendedores sociais residentes no Brasil que sejam fellows da Ashoka e os empreendedores sociais em geral.

Não poderão participar os ganhadores das edições anteriores do Visionaris, assim como os finalistas de 2016 e 2017.

O candidato garante, desde já, que o projeto apresentado não infringe quaisquer direitos autorais de terceiros, bem como que possui todas as autorizações para divulgação do projeto inscrito.

2. Com este prêmio, o UBS deseja apoiar os agentes do setor social a potencializar/multiplicar o impacto social. Por esse motivo, o Visionaris 2018 é um reconhecimento para os empreendedores sociais que estão produzindo uma mudança social significativa e que projetaram planos de escalabilidade viáveis, efetivos e sustentáveis.

3. Recebimento das candidaturas

As candidaturas deverão ser enviadas pelo site www.ubs-visionaris.com.br até o dia 23 de março de 2018 às 18 horas. Em caso de dúvidas ou perguntas favor entrar em contato com a equipe da ponteAponte pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Os candidatos selecionados para a segunda etapa terão até 27 de abril de 2018 às 18:00 horas para enviar o material solicitado.

4. A ponteAponte, uma organização nacional especializada em empreendedorismo social, realizará a pré-seleção das candidaturas. A pré-seleção é definitiva e inapelável.

5. No caso de se considerar necessário, a organização encarregada da pré-seleção e o UBS poderão pedir informações adicionais ao participante.

6. O UBS informará por e-mail ou telefone sobre seus resultados a todos os candidatos.

7. Os candidatos pré-selecionados deverão estar em São Paulo (data e local a serem definidos) para receber um treinamento adicional sobre a relação com investidores sociais e apresentação de projetos, que será realizado por um especialista do UBS.

8. Os finalistas deverão fazer a apresentação de seu projeto em São Paulo no Escritório do UBS Brasil no dia 26 de junho de 2018. Cada finalista disporá de 20 minutos para fazer sua apresentação. Durante as pausas e o almoço, os finalistas terão a possibilidade de trocar opiniões com os membros do Comitê de Seleção.

Comitê de Seleção

O Comitê de Seleção será indicado pelo UBS e Ashoka e será composto por diretores do UBS e pessoas externas de prestígio reconhecido.

9. O Comitê de Seleção analisará as apresentações e escolherá o ganhador e os finalistas.

10. A decisão do Comitê de Seleção será definitiva e inapelável.

11. O veredicto do Comitê de Seleção será notificado durante a Cerimônia de Premiação do Visionaris, que será realizada em São Paulo (local e data a serem definidos). Além disso, os resultados serão divulgados por meio de diferentes canais de comunicação.

Disposições Gerais

12. O ganhador e os finalistas se comprometem a informar ao UBS se um participante do Comitê de Seleção ou um participante do evento de premiação estabelecer comunicação direta com eles.

13. O ganhador deverá informar por escrito ao UBS, 6 e 12 meses depois de entregue o reconhecimento, os avanços e conquistas de seu projeto.

14. No caso de nenhuma das ideias ou projetos apresentados cumprir todos os requisitos estabelecidos, o concurso poderá ser cancelado.

15. Toda a documentação relativa aos projetos e estratégias apresentados ficará à disposição dos participantes durante os três meses posteriores à entrega do reconhecimento. O UBS não será responsável pela documentação que não for retirada nesse período.

16. O fato de enviar uma candidatura para o concurso implica a aceitação total das bases e condições estipuladas para o Visionaris - Prêmio UBS ao Empreendedor Social.

17. O UBS poderá, por seu próprio arbítrio e em qualquer momento, modificar as bases do presente concurso ou suspendê-lo temporária ou definitivamente.

18. O UBS se reserva o direito de difundir a qualquer momento as informações e imagens dos participantes nos meios e formas que considerar conveniente, sem que isso outorgue aos participantes direito a alguma compensação.

19. Todas as questões que possam derivar do Visionaris - Prêmio UBS ao Empreendedor Social e que não estejam previstas nestas bases serão solucionadas pelo UBS.

Premiação

20. A premiação acontecerá em São Paulo, capital (local e data a serem definidos).

Termos e Condições

21. Ao remeter a solicitação, os candidatos confirmam que leram e estão de acordo com os termos e condições especificados neste documento.

22. As informações fornecidas serão utilizadas para garantir um processo eficiente de seleção do candidato para participar do Visionaris. O UBS tem uma política e um gerenciamento privado com relação ao uso de informações pessoais. Caso as informações fornecidas pelos candidatos mostrem-se, a qualquer tempo, inverídicas, os participantes serão automaticamente desclassificados.

23. As solicitações recebidas após a data de encerramento – 23 de março de 2018 para a primeira etapa e 03 de maio de 2018 para a segunda etapa – não serão consideradas.