Warning: escapeshellcmd() has been disabled for security reasons in /home/aemsmx/public_html/3_visionaris_2021/libraries/vendor/phpmailer/phpmailer/class.phpmailer.php on line 1453
Renata Broglia Mendes-2021

Renata Broglia Mendes

Ganador
Instituto Mundo Aflora
Ver vídeo

O Instituto Mundo Aflora (IMA) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2016 e que promove a reintegração efetiva de meninas que estão ou já passaram pelo sistema de justiça juvenil. A missão da organização é que elas tenham oportunidades dentro e fora dos centros para fazerem novas escolhas e que recebam apoio integral para romper os ciclos de pobreza, trauma e crime.

Focado em adolescentes e mulheres entre 12 e 21 anos, o IMA possui uma abordagem transdisciplinar, com escuta qualificada, que permite uma visão integrada de seu público, colocando suas necessidades no centro das tomadas de decisão. A organização possui programas voltados não só para quando essas adolescentes e mulheres estão dentro dos centros de medidas socioeducativas, mas também depois disso, para a reinserção delas na sociedade. Para isso, trabalha de forma colaborativa e em rede com outras organizações que fornecem apoio psicossocial gratuito, oportunidades de educação e trabalho para as meninas beneficiadas.

O IMA almeja contribuir para uma mudança sistêmica também por meio da construção de políticas públicas dentro, por exemplo, do Comitê Paulista de Prevenção de Homicídio de Adolescentes e no planejamento estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP.

Alguns dos resultados da iniciativa são: 

  • Mais de 4.400 meninas atendidas desde 2016Dentre as meninas acompanhadas pelo programa Aflora Mundão, 3 estão cursando ensino superior em 2021, 5 conquistaram vagas de emprego ou estão empreendendo e 4 estão no processo de seleção para trabalho

    Mais de 4.400 meninas atendidas desde 2016

    Dentre as meninas acompanhadas pelo programa Aflora Mundão, 3 estão cursando ensino superior em 2021, 5 conquistaram vagas de emprego ou estão empreendendo e 4 estão no processo de seleção para trabalho

  • Em 2019, por meio do Programa Vozes, que busca quebrar o ciclo do trauma, o IMA implementou a primeira metodologia baseada em evidência sensível ao gênero dentro de medidas socioeducativas no Brasil.

    Em 2019, por meio do Programa Vozes, que busca quebrar o ciclo do trauma, o IMA implementou a primeira metodologia baseada em evidência sensível ao gênero dentro de medidas socioeducativas no Brasil.

  • Formação de 33 mulheres multiplicadoras da metodologia desenvolvida durante a 1ª edição do Programa Vozes. Para as próximas edições, o objetivo é formar 100 mulheres por ano.

    Formação de 33 mulheres multiplicadoras da metodologia desenvolvida durante a 1ª edição do Programa Vozes. Para as próximas edições, o objetivo é formar 100 mulheres por ano.