Carlos Rodrigo Castro


Finalista
Associação Caatinga

A Associação Caatinga (AC) atua na conservação da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada, e que concentra a maior biodiversidade entre as regiões semiáridas do mundo. O objetivo é promover a conservação das terras, florestas e águas do bioma Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida.

A organização promove a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento de muitas famílias mediante a conservação de nascentes e outros corpos de água na região, além de implementar tecnologias sociais focadas no saneamento, captação e uso sustentável do recurso no semiárido, onde muitas pessoas são afetadas pelas secas e, na maioria dos casos, não têm acesso aos serviços básicos.

Essas ações são desenvolvidas em 40 comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, que perpassa os estados do Piauí e Ceará, oferecendo-lhes alternativas sustentáveis que permitam a conservação do bioma e o desenvolvimento local sustentável. O perfil do público inclui agricultores familiares, mulheres, crianças, professores, assentados rurais e indígenas.

No planejamento das ações, a organização utiliza a Agenda 2030 como núcleo central para a definição das prioridades, mais precisamente os ODS 6, 13 e 15.

icono agua potabel icono mudanca global icono vida terrestre
 
 

Alguns resultados da iniciativa são: 

 
  • - 01


    O Modelo Integrado de Conservação da Caatinga beneficia cerca de 3.630 famílias, protege mais de 36.000 hectares e evita a emissão de 800.000t de CO2 na atmosfera;

  • - 02


    A Associação Caatinga disseminou 1.244 tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, permitindo às comunidades atendidas alcançarem melhores condições de vida;

  • - 03


    Mais de 100 mil pessoas foram impactadas indiretamente com ações de educação ambiental. A AC apoia 30 pesquisas científicas e capacitou mais de 2.000 agricultores em práticas sustentáveis;

  • - 04


    A partir de capacitação técnica, tornaram as comunidades “empreendedoras” gerando renda por meio de produtos produzidos localmente de maneira sustentável, como mel de abelha jandaíra.