Luis Eduardo Salvatore


Finalista
Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário (IBS) trabalha há mais de 20 anos com projetos de desenvolvimento territorial, através de temas transversais abordados por meio de oficinas práticas de desenvolvimento cognitivo e competências socioemocionais, combinadas com ações de planejamento junto ao currículo escolar, a Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os programas do IBS possibilitam à comunidade agir com autonomia e multiplicar as ações vivenciadas em oito eixos principais divididos em educação ambiental, educação financeira, incentivo à leitura, saúde e prevenção, empreendedorismo, arte, educomunicação e cidadania.

Por meio de um conceito amplo, que mescla construção de espaços modelo, formação e melhorias na gestão escolar, as atividades são realizadas em rede, estimulando e incentivando variadas práticas pedagógicas em sala de aula, promovendo a incorporação das atividades em políticas públicas locais, influenciando aumentos significativos no IDEB. A metodologia desenvolvida pelo IBS busca fazer da escola um ponto chave de transformação social, promovendo a capacitação e empoderamento dos indivíduos, ampliando as oportunidades para todos alcançarem o desenvolvimento. Suas ações se relacionam de forma transversal com 16 ODS da Agenda 2030.

icono saude bemestar icono educacao icono consumo
 
 

Alguns resultados da iniciativa são: 

 
  • - 01


    Em 2019, foram alcançadas diretamente 191.864 pessoas;

  • - 02


    Em 20 anos, mais de 4 milhões de pessoas foram impactadas;

  • - 03


    Ao longo da sua trajetória, foram realizadas atividades em 180 municípios, 1.034 escolas com 18.222 educadores envolvidos;

  • - 04


    77% das escolas que receberam as ações melhoram indicadores em educação financeira;

  • - 05


    O projeto de educação financeira através de jogos alcançou até o momento diretamente 170.653 alunos, 9.238 docentes, em 860 escolas de 33 municípios do Brasil, além de 10 mil alunos em Santiago do Chile.